segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

pot -au - feu

pot -au -feu

Resolvi experimentar fazer uma receita clássica francesa, o pot-au -feu, um cozido de carnes e vegetais .Li algumas receitas e resolvi tirar do livro O Essencial da Cozinha.Bom, vou confessar algo aqui, fiz uma primeira vez e fiz errado. Selei a carne antes de fazê-la , não podia mesmo. O resultado desta segunda ficou completamente diferente. Então aos incautos , apressadinhos, não adianta ! Comecei a fazer a receita as 9 horas da manhã e só terminei as três da tarde, passo a passo comm'il faut!
Uma ressalva , neste livro , não tem quantidades especificadas portanto como fiz para duas pessoas (eu e minha mãe) vou colocar o que usei da minha cabeça e deu super certo!

1 ossobuco
300 g de músculo
1 cebola roxa pequena
1/4 aipo
meio ramo de salsão
2 batatas
4 cenouras com rama
1 nabo médio
1/4 de abóbora
1/4 de repolho
1 batata doce
sal
pimenta do reino

Para o boquet garni:

alecrim
louro
manjerona
salsa

Escolhi a panela num tamanho que desse a carne sem amontoá-las muito.Temperei-as com sal e pimenta, deixei por alguns instantes enquanto fazia o resto do mise en place dos vegetais.Depois coloquei na panela cobri com a água, tampei e liguei o fogo numa chama bem baixa( o meu fogão tem uma vantagem nesse sentido por causa dos acendedores que são para fora ,tipo os profissionais,dando a possibilidade de baixar bem a chama).Bom nesta fase é bom continuar a fazer o mise en place ou como um amigo que me deu uma idéia , ouvir La poule de Rameau enquanto o tempo passa- Muito obrigado, Daniel!
Até se formar uma espuma branca na superfície do caldo e algumas impurezas surgem com esta espuma (não são bem impurezas..) então só retirar elas cuidadosamente com uma espumadeira. O caldo deve estar sempre transparente , avisa a receita no livro! Quando perceber que a carne está mais macia junte um bouquet garni e os vegetais. Depois disso retire a carne quando achar que está no ponto.Com o ossobuco foi fácil, ele descola do osso quando está no ponto certo,meu ponto foi esse! Deixe então continuar o cozimento dos vegetais. Eu fui retirando aos poucos quando achava que estivessem no ponto certo.
Na hora de servir, pode -se fazer de três formas como manda a receita tradicional. Sendo o caldo suculento servido como primeiro prato e em seguida um prato de carnes e vegetais. Ou o caldo sendo servido junto com a carne numa travessa ou tigela pouco funda. E ainda optar por não servir o caldo e guardá-lo para uso em sopas ou molhos.Na sua origem , este prato é servido com mostarda Dijon,sal grosso e cornichons ,que são pequenos pepinos em conserva. Aqui no Brasil existe uma marca famosa 'Hemmer' que tem estes pepinos em conserva que servem muito bem ao propósito.
Ficou uma delícia com um aroma perfeito e um sabor peculiar ! Cheirinho de cozinha antiga .. vale a pena experimentar fazer este prato, com certeza!

pot-au-feu dans l'assiette

Nenhum comentário: