quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

um mussaká de quarta

MUSSAKÁ

Estive em Sampa por alguns dias antes do Reveillon.Nas minhas andanças encontrei um bar meio restaurante que vendia mussaká,só que eu não tinha reconhecido o prato grego.
Estava passando ,fazendo compras mesmo,olhei pela janela do bar que fica numa esquina ,vi um casal comendo este prato.Parei, sentei, perguntei o garçon qual era o prato e pedi o mesmo.
Fiquei com esta estória na cabeça e fui procurar receitas do Mussaká na internet e livros.Li algumas e resolvi fazer uma.Chamei minha Mãe e falei que faria um prato surpresa no almoço.Bom,como sempre leio duas ou tres versões sobre o mesmo assunto e faço com o que posso dispor na cozinha no momento.Vou descrever a receita de como fiz e não foi tirada de nenhuma fonte específica, li no culinaria grega da Könemann e em dois ou três sites na internet.E se alguém que more na Grécia ou seja grego ou alguém que conheça esta receita mais a fundo pode me ajudar se errei ou omiti algum procedimento ou ingrediente.
Vamos lá então!Esta receita que fiz, embora sendo minha inspiração grega é precisamente búlgara,pois a diferença dela é exatamente a cobertura de iogurte.Mesmo assim,vou trancrever este pequeno parágrafo interessante sobre a culinária grega,verdadeira origem desta receita.
"A culinária grega tem quatro segredos: os ingredientes frescos e de boa qualidade, o uso correto das ervas aromáticas e das especiarias, o famoso azeite grego, e sua simplicidade. O azeite grego merece uma menção especial. Ele acompanha quase todas as comidas gregas; na maioria delas é usado em quantidades abundantes, é de qualidade excelente e faz muito bem à saúde. Além disso, os legumes: graças ao clima ameno da Grécia, a maioria deles não são cultivados em estufa ou sobre solos artificiais, mas com métodos naturais, mantendo porisso todo o seu aroma e sabor. . Além do rico sabor e o aroma das frutas frescas da Grécia, como as uvas, os abricós, os pêssegos, as cerejas, o melão, a melancia e outros. No que diz respeito às ervas aromáticas, que quase todos os gregos coletam nas montanhas e nos campos, elas são famosas pelo seu sabor, seu cheiro e suas qualidades medicinais.Saborear algum dos variados pratos grego fica-se entusiasmado com o aroma embriagante do orégano, do tomilho, da hortelã e do alecrim." Portanto vamos a ele!


MUSSAKÁ

Ingredientes:

* 500g de Batatas
* 1,5l Azeite
* Sal
* 2 Beringelas grandes
* 2 Cebolas
* 500g de mistura de Carnes picadas
* Pimenta
* Paprika
* Tomilho
* Alecrim
* Salva
* 2 colheres de sopa de polpa de Tomate
* 1l de Caldo de Carne

Para a Saliwka (cobertura):

* 1 Iogurte natural
* 3 Ovos
* 1 colher de café de Fermento em pó
* 2 colheres de sopa de Farinha
* Sal

Preparação:

Descasque as batatas,de tamanho médio, corte-as em rodelas e frite-as no azeite aquecido. Retire-as da frigideira, tempere-as levemente com sal e reserve.
Depois corte ao meio as beringelas, tempere-as com sal e deixe-as repousar 30 minutos.
Frite-as no azeite até que a polpa amoleça.Separe a polpa da casca da berinjela e corte-as groseiramente e reserve.(Nesta parte também modifiquei usando uma parte da casca mais frita que fica em volta da berinjela utilizando-a e também a partindo em pedaços).
Salteie então no azeite a carne(usei a sobra de uma carne moída juntando com um pernil moído do reveillon) com a cebola picada, misture-lhes a polpa das beringela picada, tempere e deixe apurar em fogo brando, mexendo sempre.
Junte a polpa de tomate, regue com metade do caldo e deixe cozer um pouco mais.(Como a carne moída já tinha molho de tomate e temperos ,aboli o uso da polpa e do caldo)Acerte o sal e a pimenta neste ponto, e também junte os temperos frescos se possível nesta etapa. Modestamente mudei os temperos pelo que tinha aqui, tomilho e manjerona frescos apenas,sem faltar logicamente uma boa pitada de páprica.
Unte um tabuleiro de ir ao forno e coloque camadas alternadas de batata e carne.E leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.

Para a Saliwka: Misture todos os ingredientes. Ao colocar a cobertura ,acerte bem o prato para que não transborde e com um garfo fiz com que esta se entranhasse pelas camadas abaixo.Por cima fiz uma mistura de pão e queijo ralado sobre o mussaká e leve-o mais 10 minutos ao forno ou até criar uma crosta dourada.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

primeiro pana cotta ..

Nossa deu errado ! Que saco ,acho que como não como doces mesmo não dá certo comigo. Peguei a receita de um livro, fiz tudo como manda esta, mas não deu certo.Acho que errei na gelatina,não sei mexer muito bem com aquelas folhas e depois ver as quantidades corretas da receita.Isto é um desabafo!Não tenho com quem falar ultimamente! Alguém já viu um chef sem saber fazer sobremesas..acho que vou ser o primeiro!Aff! Tentarei de novo.. Bom , acertei no molho rubi que substituí as framboesas por amoras , pois foram as únicas frutas vermelhas que encontrei a contento neste clima carioca tão absurdamente transfigurado...Postarei a receita assim que estiver mais calmo ...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

ano novo .vida nova e a comida de sempre

Bom, entrei agora aqui só para escrever um lembrete para mim mesmo.Repetir a receita que acabei de preparar para o primeiro almoço desde fim de década.Bacalhau , o velho e bom bacalhau!Na minha familia, aqui em casa, sempre se fez Bacalhau no primeiro dia do ano, antes a mesa ficava cheia de parentes interessados mais em fofocar e contar assuntos engraçados do que propriamente admirar e saborear a comida.Embora no final sempre houvesse elogios a comida da minha mãe , que embora dizendo não ser sua tarefa favorita, fazia pratos inesquecíveis até hoje comentados pela família(ou o que sobrou dela).
Bom, fiz um bacalhau com pinoles, couve ,bacon e batatas que ficou delicioso! Tudo na medida certa e no ponto exato , deve ter sido um presente dos deuses para o início desde ano.Então fica aqui a promessa de repetir a receita, tirar fotos e postá-la neste blog
Feliz Ano Novo a todos que pudereem ler este humilde blog! hehe

ceia de natal
ps: esta foto foi minha ceia de Natal!!