quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

confort food

mingau


Ouvi essa expressão uma vez,não entendi muito bem o que, como estava num meio não muito íntimo fiquei curioso com isto.Agora, dias depois numa tarde de descanso no carnaval ,lendo um blog amigo vi do que se tratava.Nossa que bela idéia!Boas lembranças da vida, me parece, segundo os mais velhos,são as coisas boas que se levam dela. E que tal as comidinhas de família? Pelo que entendi essas tais mémórias olfativas e palatares ,atualmente, são chamadas de ' confort food'.É bem traduzindo ao pé da letra, nos remete ao conforto que nos faz sentir quando nos lembramos da casa materna ou da nossa infância com nossos parentes mais próximos fazem certas refeições ligeiras tão especiais que não nos esquecemos delas nunca.Ou mesmo alguns pratos tão bacanas que passamos a vida inteira tentando reproduzir o sabor deles ,muitas vezes com insucesso total, infelizmente.Na minha vida tenho alguns pratos e 'lanchinhos' que até hoje repito e tenho tido algum sucesso nesta lembrança.Mingau da minha mãe quando estava com fraqueza depois de algum mal,uma limonada com bastante açucar tomada por mim com colher de sopa também rss Um bife com farofa ,especialidade materna nas horas rápidas de refeição.Existem dois molhos que nunca consegui repetir iguais,um molho a campanha feito com gema de ovo especialidade da Tia Jaira e um molho feito com tomates frescos ,comprados na xepa da feira e transformados numa espécie de Ketchup atual que minha vó fazia para eu comer molhando uma farofa com um bife cortado delicadamente em pequenos pedaços.Este nem sei como era feito,só sinto o cheiro e o sabor deles até hoje.Fora os pratos como Creme de ervilhas com bacon, Carne assada com batatinhas coradas, Sopa de beterraba, Bacalhau no leite de coco, são tantos pratos maternos e familiares que nem sei como descrevê-los tão rapidamente.Aos poucos espero resgatar algumas dessas receitas e até publicá-las aqui, ficaria ao menos um registro disso.São preparações tão especiais a cada um de nós, que fica difícil reproduzi-las identicamente a esta lembrança.A maneira de fazer,o sentimento temporal são muito difíceis de produzi-los de novo a não ser através de outra arte como o cinema que pode tentar nos remeter ,atemporalmente, a qualquer circunstância e lugar.
Bom na foto, que me pareceu um tanto estranha quanto a forma do alimento,é o dito mingau,agora feito por este que lhes escreve,com bastante canela.Era uma estória mais ou menos assim,no inicio do mal-estar ,fosse de intestino, estômago ou recuperação de forças, minha mãe fazia um mingau simples de Maizena e aos poucos ia acrescentando ingredientes: manteiga, gema de ovo, canela.E por fim, eu sempre pedia mais canela.'Então já está bom!', dizia minha mãe e parava de fazer o mingau.Agora só quando ficasse doentinho de novo! snif..

Um comentário:

yara prates disse...

Cesar
Minha mãe, quando eu era criança, tratava todas as minhas doenças com gemada. Há alguns anos atrás eu estava com um daqueles resfriados crônicos, daqueles que parecem ter comprado acdeira cativa, lembrei-me da gemada, de lá para cá curo todas as indisposições com a tal famosa gemada. e VIVA O CONFORT FOOD